Folheados

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


"Mais importante que a vontade de vencer é a coragem de começar." (Josh Billings)
Enfim, chegou o carnaval!! E com ele, chega também uma época em que muitas pessoas arriscam sua saúde, com possíveis desidratações e intoxicações.
Uma alimentação saudável e uma hidratação intensa são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo, especialmente nesse período onde há a perda excessiva de líquidos e principalmente dos sais minerais, responsáveis por regular as funções vitais dos órgãos e do corpo todo.
Comer adequadamente e beber muito líquido devem ser suas prioridades durante estes próximos dias. Médicos e nutricionistas nos orientam a consumir de 2 a 3 litros de água por dia, especialmente durante atividades físicas e em tempos de calor, como temos visto nos últimos dias.
Já em relação à ingestão de bebidas alcoólicas, a dica é beber com moderação. Procure ingerir bebidas alcoólicas apenas com o estômago cheio e mantenha uma alimentação saudável. Além disso, abuse de bebidas não alcoólicas, como suco natural, água e água de coco.
É muito comum que as pessoas façam misturas com as bebidas alcoólicas, como whisky com energético. Estas combinações podem ser muito prejudiciais. Além de acelerarem o processo de desidratação do organismo e de todos os outros prejuízos associados ao consumo elevado de bebida alcoólica, a mistura do energético com o whisky potencializa o risco de arritmias. As duas substâncias tendem a agredir o músculo cardíaco (miocárdio), além de facilitarem o desenvolvimento de taquicardia.
Outra dica importante é intercalar uma dose de bebida alcoólica com outra de água, para manter a hidratação e evitar a ressaca. Além de prevenir a desidratação pela sudorese e pelo consumo elevado de bebidas alcoólicas, a ingestão adequada de líquidos é fundamental para garantir a disposição durante o período de carnaval.
Agora, se você deseja outra opção para se hidratar durante o carnaval, os sucos naturais são os ideais! Livres de conservantes, são mais saudáveis e garantem hidratação e nutrição balanceada.
Os chás gelados também são ótimas opções para quem não deseja consumir apenas água. Além de hidratar, eles possuem propriedades antioxidantes, combatendo o envelhecimento da pele.
Os isotônicos, por sua vez, possuem em sua composição água, sais minerais e carboidratos, são comumente utilizados para repor líquidos e sais minerais perdidos por uma atividade física intensa. Eles também podem ser utilizados para revigorar suas energias no carnaval, contudo, gestantes, lactantes e hipertensos devem evitá-los.
Enfim, cuidando de nossa alimentação e saúde, poderemos curtir o carnaval sem surpresas e, é claro, se sobrar um tempo, mantenha seus treinos, assim fica mais fácil driblar os prejuízos pelos deslizes cometidos durante o feriado.
Bom Feriado a todos! E qualquer dúvida, estou à disposição!

Um comentário:

  1. Olá Altamir!
    Obrigado pela visita no Runnaholics, e parabéns pelas dicas. Já estou seguindo o se Blog!
    Att,
    Ismael Paulo
    @i1982

    ResponderExcluir