Folheados

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

"If you run, you are a runner. It doesn’t matter how fast or how far. It doesn’t matter if today is your first day or if you’ve been running for twenty years. There is no test to pass, no license to earn, no membership card to get. You just run."  (John Bingham, running writer and speaker )

                                  

Para você que tomou a decisão de começar a correr, parabéns! Você não está apenas aderindo a uma forma de vida mais saudável, mas também a um dos esportes mais democráticos que existem. Seguem algumas dicas iniciais.

Antes de sair correndo:

- É importante, antes de iniciar qualquer atividade física, consultar um médico para que ele faça uma avaliação cardiológica.

- Utilize equipamento adequado. Não precisa comprar o tênis mais caro da loja, mas escolha um tênis com amortecimento suficiente para não prejudicar suas articulações e ideal para seu tipo de pisada. Use roupas leves e que permitam a troca de calor.

- Escolha um lugar seguro. Dê preferência a parques, onde você terá piso adequado e sombra, além de outras pessoas praticando a atividade, sempre uma motivação a mais.

Treino inicial:

Comece seu treino alternando corrida e caminhada. Não adianta querer dar um passo maior que a perna. Você pode até correr uma maratona em breve, mas inicie com calma para que não tenha nenhum problema mais grave e precise interromper o treinamento.

Segunda-feira: Caminhe em ritmo leve por 3 minutos, e em ritmo moderado por 2 minutos. Repita até completar 30 minutos de exercícios.

Terça-Feira: Caminhada leve durante 30 minutos.

Quarta-feira: Caminhe em ritmo moderado durante 3 minutos e trote por 2 minutos. Repita até completar 30 minutos de exercícios.

Quinta-feira: Dia de recuperação. Descanse.

Sexta-feira: Trote por 3 minutos e caminhe em ritmo moderado durante 2 minutos. Repita até completar 30 minutos de exercícios.

Sábado: Caminhada leve durante 30 minutos.

Domingo:  Dia de recuperação. Descanse.

Bom treino a todos!!! Qualquer dúvida, estou à disposição.







4 comentários:

  1. Sim. O consumo de álcool pode prejudicar o desempenho nos treinos, principalmente se for em excesso. Seguem alguns dos efeitos prejudiciais do álcool em nosso corpo:
    - Atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;
    - Causa desidratação do organismo;
    - Diminui a taxa de açúcar no sangue;
    - Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);
    - Diminui os níveis de testosterona;
    - Causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para aqueles que procuram aumento de massa muscular.

    Mesmo sendo bem calórico, o álcool prejudica o organismo, que fica deficiente de vitaminas, sais minerais e proteínas. Ele é rapidamente absorvido pelo corpo e acaba “perturbando o seu metabolismo e a capacidade do seu organismo em restabelecer a glicemia (presença de açúcar no sangue).”

    Mesmo bem alimentado, o organismo não consegue absorver bem os componentes dos alimentos, através do intestino delgado — principalmente as vitaminas B1, B6, B3 e o ácido fólico. Isso faz com que a pessoa tenha falta de apetite, e essa deficiência alimentar provoca reações danosas, causadas também pela queda acentuada de potássio, magnésio, cálcio, zinco e fósforo. Estudos recentes também comprovam que o álcool diminuiria os níveis de testosterona do corpo.
    Mas, nem tudo está perdido. Se você exagerou na noite anterior, sugiro um trote mais leve no dia seguinte, aumentando o ritmos aos poucos nos treinos seguintes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Altamir primeiro te agradeço a visitinha no meu blog, segundo, não sou muito fã de corrida não, confesso...rssssss mas amei TUDO QUE ESCREVEU EM SEU BLOG E JÁ TO TE SEGUINDO, CERTA DE QUE TUDO QUE TÁ AQUI VAI SER BOM PRA MIM!!!

    BOM CARNAVAL!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Fernanda!

    Também agradeço sua visita ao meu blog. Espero que todas as dicas lhe sejam úteis. Caso tenha alguma sugestão de algum assunto específico que gostaria de ter mais informações, pode me informar que crio um post sobre ele ok?

    Bom feriado!

    Prof. Altamir Braga.

    ResponderExcluir